segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Entrevista ao Inspector-Geral da Administração Interna

O inspector-geral da Administração Interna considera que as perseguições da GNR são "iniciadas por motivos inadequados" e que há "muita intolerância" da polícia na relação com o cidadão e muita "exibição da pistola", em entrevista ao semanário Expresso.
"Problemas mais graves temos na área da intervenção da GNR com perseguições policiais iniciadas por motivos que me parecem inadequados, como por exemplo, por passar um sinal vermelho ou desobedecer a uma ordem de paragem numa operação 'stop'", afirmou Clemente Lima, na entrevista publicada parcialmente sexta-feira na edição "on-line" do jornal.
Clemente Lima defende que "as perseguições policiais criam uma adrenalina própria e geram, muitas vezes, asneira", lembrando que, "nos últimos dois anos, na GNR registaram-se sete dos 10 mortos em perseguições".
O inspector-geral da Administração Interna atribui essa "patologia" ao "padrão militarizado de actuação" da Guarda Nacional Republicana, em que os jovens oficiais, formados na Academia Militar, "olham para o cidadão como o inimigo".
Na entrevista, que é publicada na íntegra na edição impressa de hoje, Clemente Lima sustenta que "o cumprimento da missão a qualquer preço, por parte dos agentes da autoridade", pode "agravar o sentimento de insegurança" dos cidadãos.
"Há por aí muita 'cowboyada' de filme americano na mentalidade de alguns polícias, muito gosto na exibição da pistola, por andar à paisana", afirmou, advogando que "as zonas de investigação criminal precisam de ser mais controladas".
Clemente Lima entende que "há muita impertinência, intolerância, impaciência da parte da polícia" no "atendimento ao cidadão", que, a seu ver, é sinal de "incompetência".
"Acho isto intolerável. E ainda mais intolerável é a atitude das chefias, de alguma tolerância face a estes comportamentos", afirmou, acrescentando que "há carências absurdas" na GNR e PSP ao nível da formação em direitos fundamentais do cidadão.

PS: Quando é o próprio inspector-geral que dá este murro na mesa, nem é preciso acrescentar mais nada. Agora imaginem que ele tinha ido ver como são tratados os adeptos de futebol...

retirado do MEGAFONE

De facto pouco mais há a acrescentar. Quem manda admite que os ACAB são exactamente isso uns ACAB....quem sou eu para dizer o contrário....

Sem comentários: