segunda-feira, 8 de junho de 2009

'Graffiti' da Bela Vista'assustam' moradores

"Mensagens de revolta, visando as forças policiais, surgiram em várias paredes da cidade. Psicóloga diz que os 'grafitti' não são ameaças são formas de expressão, uma espécie de gritos de alerta dirigidos à comunidade.

Nas fachadas de alguns edifícios, públicos e privados, do centro histórico de Setúbal apareceram nos últimos dias várias inscrições - algumas mais enigmáticas do que outras - que transpiram ameaças tendo sobretudo a polícia como alvo. Os grafitti serão uma espécie de herança dos confrontos de Maio no Bairro da Bela Vista, após o funeral de Antonino Santos - um morador de 23 anos morto pela GNR em perseguição policial após um assalto no Algarve.

Os dias de agitação deram lugar a uma tranquilidade a que cidade sadina já não estava habituada há muito tempo. A PSP tem o registo de dias sem sinais de criminalidade.

Surgem agora as palavras de ordem. No túnel do Quebedo, uma das zonas de maior tráfego, a autarquia apressou-se a pintar a parede para esconder um dos graffiti mais contundentes contra as polícias. Em letras garrafais vermelhas lia-se que "Não esquecemos, não perdoamos a violência policial". Terá sido a mesma tinta que, cerca de 500 metros mais à frente, foi usada na fachada de um edifício na Avenida D. João II. "Diverte-te com a revolta", lê-se, enquanto já nos Quatro Caminhos, próximo da prisão, alguém escreveu "A revolta continua" a toda a largura de um muro (na foto).

Já com recurso a tinta preta surge a inscrição "Bela Vista em todo o lado", próximo do liceu, na fachada de um dos edifícios e os moradores não ficam indiferentes ao recado. "Já disse que isto devia ser apagado, mas ninguém toma a iniciativa", diz o Carlos Tomás, admitindo que a inscrição "pode dar que pensar", mas não provoca constrangimentos aos residentes. "Foi feita aqui como podia ter sido em qualquer outro lado. Nada tem a ver com os moradores."

O mesmo não pensam os condóminos de um prédio na Avenida Rodrigues Manito. No rodapé do bloco 65 já foi apagado o graffiti onde se lia "Aqui como na Bela Vista", porque "incomodou muito os residentes", disse uma moradora, que pediu anonimato, para admitir ter visto um grupo de jovens a escrever na fachada. "Vive aqui muita gente idosa, que todos os dias via notícias na televisão sobre a Bela Vista e isto fez muita confusão às pessoas, porque é uma espécie de guerra fria que dá cabo dos nervos e assusta as pessoas."

Fonte policial desvalorizou as inscrições, mas o DN sabe que as forças de segurança estão atentas ao fenómeno, mantendo vigilância apertada sobre alguns dos principais suspeitos da Bela Vista."

retirado do DN Online

Assustam os moradores ou assustam os politicos e mostram ao Mundo o enorme falhanço das politicas socio-económicas dos sucessivos governos?
A hora deles vai chegar, como se viu nestas eleições as pessoas estão a sair do centro e a virar para os extremos. Pacientemente esperaremos pela nossa hora...já faltou mais!

ACAB

9 comentários:

Anónimo disse...

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1259764

ACREDITEM QUE MAL AVANÇE ESSE ATENTADO AS LIBERDADES INDIVIDUAIS DOS CIDADÃOS IREMOS CERRAR FILEIRAS E 24 HORAS SOB 24 HORAS COM UM UNICO OBJECTIVO.ACABAR COM VOÇÊS(PS)

Anónimo disse...

http://pensamentoclandestino.blogspot.com/

145694 disse...

Ao Sérgio Bruno Gare Gomes,

Folgo em saber que o programa das Novas Oportunidades surtiu efeito e já não dás tantos erros nas tuas obras de ficção.

Não te esqueças daquilo que em tempos disseste aos teus comparsas das excursões à neve: "A caneta doí mais que o bastão". Resta saber quem irá rir por último.

Certamente que a tua recém descoberta veia literária, te há-de ser benéfica quando acabares a controlar parquímetros ou à porta de um qualquer mini-mercado da margem sul. Confesso no entanto que acharia isso pouco, tendo em conta que o meu desejo é mesmo que partilhes do destino de outros agentes frustrados, incapazes e corruptos da PSP...

Como sei que o Estado te sustenta, enquanto perdes as horas de expediente, em "sitios propositadamente criados para o efeito" como este, então espero sinceramente que tenhas tempo para ler o que acabei de escrever.

Cantando e rindo (especialmente, de ti), lá vamos...

FANATICS BENFICA disse...

Um recado para os militares:

Tenho estado atento á questão de Olivença.Do nosso lado tamos desejosos de haver ramboia para recuperar o que foi nosso á merda de castela.

Há que começar a sensibilizar a população e os media para esse assunto.

Mais tarde ou mais cedo vai ser nosso outro vez e que se foda os politicos.

O socrates(iberista,traidor á patria) está a prazo,o proximo que vier vai ter que abordar esse assunto sem fugir com o cú á seringa.

ALERTA ALERTA disse...

http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1268502

POVO PORTUGUES ABRE OS OLHOS,ISTO É TUDO DESCULPA DA TANGA.É ASSIM QUE TUDO COMEÇA,É PRECISO CORRER COM ESTA MAFIA SOCIALISTA MAÇONICA QUE NOS QUER CONTROLAR TUDO NA NOSSA VIDA.

ENTRAM NOS COMPUTADORES SEM MANDATOS,CHIPS NAS MATRICULAS,ESCUTAS SEM AUTORIZAÇÃO,QUANDO DEREM CONTA TAMOS NUM SISTEMA ULTRA POLICIAL E SECURITARIO E SERÁ TARDE DEMAIS PARA LUTAR PELA LIBERDADE.

OU AS MENTES PENSANTES COM ESTATUTO NO PAÍS E OS POLITICOS DA OPOSIÇÃO COMEÇAM A CHEGAR SE Á FRENTE PELOS DIREITOS HUMANOS E DE LIBERDADE OU A RESPOSTA VIRÁ DAS RUAS,DOS SUBURBIOS,DOS BAIRROS E IREMOS ONDE FOR PRECISO...REPITO...ONDE FOR PRECISO...

Ultra disse...

Nunca é demais recordar a simpatia da polícia espanhola por todos aqueles que defendem a independência e o socialismo no País Basco.

http://www.youtube.com/watch?v=AdtsUhUNFco&feature=player_embedded

Anónimo disse...

http://graffitisetubal.blogs.sapo.pt/search?q=bela+vista

Anónimo disse...

entao o gajo deste blog foi preso?? nunca mais postou nada!

Ass.: puto estúpido

Anónimo disse...

http://worldultra1993.nice-forum.com/

http://worldultra1993.blogspot.com/